16/02/2011 Gestão de Competência I (Prof. Carol)
Assistimos a aula junto com a turma B.
CHA
C- Conhecimento
H- Habilidades
A- Conhecimento
Senso comum das competências, pessoa que conhece e usa atitudes, é uma pessoa pró-ativa, corre atrás dos ideais e das realizações.
Uma pessoa competente não depende só de habilidades, preciso muito mais de conhecimento.
Conhecimento – prática – teoria
Treinee> profissional que tem em varias empresas. Um profissional recém-formado, no Maximo 2 anos de formação (tem atitude e potencial).
Diferenças de salário entre um profissional de nível técnico para o nível superior é quase 7x, já no exterior esse numero cai para quase 3x.
Lei da oferta procura:
Quando falta um produto, o preço tende a subir, já quando tem demais, o preço desce, isso ocorre com os profissionais.
Aprender a interpretar usando dinâmica de grupos.
Programa:
1. Gestão baseada em competências.
2. Historia da Gestão de pessoas.
3. Gestão de pessoas baseada em competências.
4. Subsistemas de gestão de pessoas.
5. Rotinas de Departamento Pessoal.
6. Recrutamento e Seleção.
7. Treinamento e desenvolvimento.
8. Avaliação de desempenho.
9. Cargos e salários.
10. Planos de carreira.
11. Benefícios.
Meios de avaliação:
1. Prova escrita
2. Trabalho em grupo e apresentação
3. Trabalhos em sala
4. Participação.
Competição existe!
O profissional precisa lidar com situações diferentes.
O primeiro teste criado para seleção é o QI.
A aula trouxe a lembrança de muitos métodos utilizados por Taylor, deu uma noção sobre testes aplicados em processos de seleção. A exigência do mercado de trabalho.
Deu uma idéia de testes aplicados para descobrir a personalidade. E que só podem ser aplicados por profissionais como psicólogos.
16/02/11 GEII
Com as duas salas juntas, voltou a falar um pouco sobre o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula e passou as bases tecnológicas, roteiro de conteúdo do semestre.
BASES TECNOLOGICAS:
1. Estratégias Gerenciais Contemporâneas.
2. Transformação das estratégias competitivas em estratégias operacionais para os diferentes tipos de organização.
3. Alinhamento do negocio com a estratégia definida.
4. Estratégias para diferentes organizações.
5. Ferramentas de operações das estratégias.
a) Definição de metas;
b) Opções estratégicas;
c) Planos de ação;
6. Globalização e seus impactos socioeconômicos.
7. Administração de serviços na nova economia e relacionamento com clientes e fornecedores.
8. Terceiro setor e responsabilidade social.
9. O comportamento dos consumidores.
10. Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
Explicação:
1. Estratégias utilizadas no dias de hoje. Modifica constantemente. Onde trouxeram a cultura oriente para o ocidente, manufatura extinta.
“Eu vendo, carro de qualquer cor, desde que seja preto” lembrou uma frase sempre dita por Ford. E citou algumas curiosidades da época do fordismo, onde Ford tinha vagões de trens dentro da fábrica, e varias fabricas juntas. (Fabrica de montagem) alimentando o processo de produção.
Padronização da mão de obra.
Foi comentado um pouco sobre Taylor. Foi o 1º processo administrativo criado (que se preocupava muito com os movimentos dos trabalhadores).
2. Lembra a pirâmide organizacional
Planejamento:
Estratégico - Planejamento a longo prazo (5 anos) para determinar o objetivo.
Tático – já determinado, como será desenvolvido e executado.
Operacional – A mão de obra que ira realizar o planejamento.
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